Anime Friends 2013

template-chamadablog

Este foi um ano de renovações para a Yamato e seu Anime Friends. Depois de um ano turbulento e com um evento que saiu às pressas (em 2012), a empresa se redimiu com a boa infraestrutura deste ano e pelas atrações – finalmente um Mangaká!

Começando com a fila de entrada, rápida e sem nenhum problema. A verdade é que demorou mais para sair do evento, pois antes mesmo das 12h o evento já contava com uma grande quantidade de público.
Boa localidade da área de Animekê que era bem distante do palco principal – na verdade era no contraponto do evento. Quanto ao Asia Fest, achei que ficou um pouco limitado em uma tenda. Gostava do formato Mart Center, que éramos rodeados de lojas, produtos orientais em um galpão. No primeiro domingo rolou um workshop de meditação bem interessante, acompanhado de um grupo musical com integrantes do mundo inteiro (Rússia e Índia por exemplo). Pena eu ter perdido o Miss Asia que rolou no sábado /chatiado 😛

Ukyō de Amnesia

Ukyō de Amnesia

Área de estande estava apertada, mas ainda dava pra andar de boa – o que não aconteceu no último domingo – e ainda tinha mais espaço pra expansão. O que ainda peca, é que por ser um evento na capital, TODOS estandes poderiam aceitar cartão. Mas acho que isso não demora pra acontecer.
Quanto a área de games, ótima ideia de fazer um mezanino para que o público não atrapalhe/interfira a galera dos campeonatos, sendo que o mesmo poderia ver por diversas tvs ou por um telão. Se não me engano, rolou final de Combat Arms no primeiro domingo e League of Legends no segundo. Senti falta das garotas SAGA/Level Up, que mais vi andando pelo evento que pelo estande. Um fato curioso é aproveitarem uma “miniatura” de um caça da FAB, já que essa área era dentro de um Hangar.

Quanto ao Brasil ComicCon, foi a maior área do evento (acho). Começando desde as revistarias da panini e diversas outras, passando pelo StarTrek, Star Wars , HOT WHEELS o.o’ – muitos, muitos! Prato cheio para os colecionadores – Barbie, Playmobyl e Monter High. A Galápagos estava bombando com seus jogos de tabuleiro e a GROW se virou como deu… e muito bem! Espero que ela (Grow) invista ainda mais para trazer títulos interessantes pro país. Teve palestra com Mark do Vampiro A Mascara, Mike Deodato, Yuji Shiozaki, Blizzard (Hearthstone) e acompanhamento do Mario Freire desenhando. FODA! \o/

Lara Croft de Tomb Raider

Lara Croft de Tomb Raider

Outro espaço que achei interessante foi do Encontro Internacional de RPG! O estande da DEVIR estava MEGABOGA! Muitos títulos importados – novelas de D&D e rpgs europeus – e quadrinhos que eu não via a um bom tempo… Parecia uma queima de estoque! Outras editoras como Red Box, Jambô também estavam presentes. Área aberta para MAGIC e RPG, sem aquelas salas “super cheirosas” Hehehe 😀

A Praça de Alimentação estava FERA! Tinha até uma bica pra lavar as mãos! A “barraquinha” que vendia 30 mini churros/salgados por “cincão” era esquema, apesar das comidas típicas estarem bem interesses também – menos o Yakisoba, que pelo menos o meu, veio com pouco legume. Outro destaque para o trailer mexicano e seu burrito super caprichado – só não gostei pois no segundo domingo aumentou o preço, mas ainda sim valia a pena pra quem gosta . Outra coisa bacana, dava pra SENTAR na CADEIRA e comer na MESA! \o/

“Super Friends Spirits”. Termo que sempre definiu o evento. Chega Julho e já estamos esperando esse evento que deixou a desejar nas últimas 2 edições – mais na do ano passado, que QUASE não rola. Mas parece que a Yamato voltou a respirar fundo, recomeçou e achou esse MEGA espaço do Campo de Marte. Talvez, as salas temáticas, foram as mais prejudicadas. Mas creio que a logística mude para o ano que vem. Como muita sala utiliza do recurso audiovisual… ainda mais as de k-pop, foi um “erro” colocar próximo ao palco central e como a divisão do espaço se dava por lonas, o som “zoava” as vizinhas. Não sei como melhor em 100%, mas pra próxima edição, deixar mais longe do palco.

Não sei se o espaço disponibilizava banheiros “físicos”… se não, é uma pena. Será que é uma boa colocar os banheiros bem frente a entrada? Entrar num evento e sentir a “fedentina” ? Próximo ao palco principal? Curtir o som nesse cheiro? Acho que esse foi o único ponto “crítico” que deixou a desejar.

De resto, logística em blocos de atrações, blocos temáticos e a “Friends Street” funcionando como coluna vertebral, palco para os cosplayers – aqueles com asas podiam circular de boa por exemplo. Era difícil se perder, fácil de encontrar seus amigos. Gostei \o/

Daenerys de Game of Thrones

Daenerys de Game of Thrones

Oreskaband foi uma das melhores apresentações que vi no Anime Friends – rivalizando com o Jam Project do ano passado – indo além do que imaginava ou de que ouvia e via em casa. As meninas ao vivo esbanjam técnica – principalmente a baterista – e energia em todo momento do show. Destaque para a trompetista, êta japa fogueta! Foi prato cheio pra galera, na mistura com j-rock + ska + dub!

Já com a vanguarda do anisongs/tokusongs, não foi diferente. Galera já quase mora no país – só o Ishihara, 13ª vez que o cara vem e o Kushida já brinca em morar na Liberdade vendendo Lamen, Kushiramen. Yamada tocou Bokenger e minha preferida, Never! Fera o visual indião – já que ele gostou de Manaus. Ishihara e sua voz inconfundível, mandou o clássico de Kamen Rider Agito e emocionou com o encerramento de B Fighter, que por sinal, minha preferida *-*
Yumi fez o suór heterossexual em Chikyuugi, fez a galera cantar com a abertura de Bucky e pular na sua versão de Evangelion! Já o pirralho do Kushida, ficou devendo as músicas de Toriko, de novo – Mas valeu a pena ouvir Unare e Ginga no Taazan!
O momento mais inesperado do primeiro domingo no AF era como dizer – Sonic será exclusivo da Nintendo – que a uns 10 anos atrás, isso seria uma ofensa aos “seguistas”. Porém, é o que rola hoje do Sonic no WiiU. Já no AF, foi: Jiraiya cantando música do Jaspion! Quando imaginaria uma coisa dessas? Fera, fera, fera!

Já o segundo domingo de atrações, novamente o time do JAM Project volta ao evento com a presença de Chihiro Yonekura, mas ao contrário do que rolou no sábado, foram músicas solo. Não houve surpresas quanto ao setlist do grupo – pra quem já acompanhou a banda nos últimos anos – exceto pelo encerramento com a música de Yamato: Esta que teve a presença do presidente da empresa organizadora do evento.

Nostálgico e promissor; Este foi o evento de 2013 do Anime Friends. Que continue assim para melhor!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos, Matérias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s