Toriko | Suco Apresenta

toriko_blog

Antes de começar falar sobre esse incrível mangá que é Toriko, gostaria de falar um pouco sobre o que é ‘Suco Apresenta’… Você trabalhou o mês todo para ganhar seu rico dinheirinho, ou recebeu ‘mesada’ daqueles que trabalharam por você e decide comprar algum mangá. Sim, tenho certeza que esse é um vício de todos os visitantes aqui do Suco. Então você pensa ‘o que comprar?’, ou talvez ‘que mangá é compatível com meu gosto?’, antes você entraria em desespero podendo até gerar algum tipo de distúrbio psicológico, mas agora você tem o ‘Suco Apresenta’. Faremos uma prévia sobre os mangás e deixaremos bem claro qual seu público alvo, de maneira rápida e direta, assim suas dúvidas não mais irão tirar seu sono (e seu dinheiro). ‘Suco Apresenta’ também irá falar sobre animes, lives e games, afinal, tempo também é dinheiro. Sem mais delongas: Suco Apresenta Toriko!

Toriko

‘Certa vez, alguém comentou sobre um animal cuja carne é tão suculenta, que derrete na boca… Sobre uma árvore cujos frutos são a carne de lagosta e de Caranguejo-Rei, carne farta e saborosa que brota o ano inteiro… Sobre uma fonte onde jorra incessantemente um conhaque de cor âmbar, envelhecido e de altíssima qualidade… As pessoas ficarão extasiadas com todos esses sabores deliciosos e desconhecidos! Estamos na Era Gourmet! A era da busca pelo sabor desconhecido!’.. Esse texto doido é um bom resumo sobre o que é ‘Toriko‘. O mundo apresentado no mangá gira todo em torno de ‘comida‘, isso mesmo, o mangá resume em procurar ingredientes e alimentos novos e ficar mais forte, a aventura e porrada são elevadas ao ápice em Toriko, como deveria ser todo bom shonen ‘mainstream de batalha’. E não pense que, pela proposta simples, o mangá não tem uma boa trama e nem qualidade, é bem pelo contrário.

Toriko-92

Falando um pouco sobre o visual do ‘mundo de Toriko’, existem fortes semelhanças com o clássico Dragon Ball e o ‘sucesso infinito’ One Piece (curiosidade: Mitsutoshi Shimabukuro, autor de Toriko, é amigo de Eiichiro ‘One Piece’ Oda) e Hunter x Hunter. Nesse mundo existem os ‘bishokuyas’, ou ‘caçadores gourmet’, eles são os responsáveis por buscar os novos ingredientes ou os mais ‘perigosos’. Muita das batalhas apresentadas no mangá são contra esses ‘alimentos’, monstros fortíssimos que contem/ou são ingredientes que devem ser capturados pelos caçadores gourmet, por vontade própria ou a pedidos de algum contratante. Esses monstros contem ‘níveis de dificuldade de captura’, algo que lembra muito os JRPGs como ‘Dragon Quest‘. Existem 4 bishokuyas considerados os ‘4 reis celestiais’, são eles os caçadores gourmet mais fortes e, claro, Toriko é um deles.

Toriko

Toriko

Toriko, o protagonista da história, segue bem o padrão ‘anos 80/começo de 90‘ de herói, ou seja, ele é ‘overpower’ total. Musculoso e extremamente forte, Toriko tem um visual que lembra muito mangás como o aclamado ‘Hokuto no Ken‘, ‘JoJo’s Bizarre Adventure’ e Dragon Ball fase ‘Z’. Além do poder absurdo, Toriko possui uma determinação sem limites, um grande coração e muita, muita fome! O objetivo de Toriko é completar seu ‘Menu Full Course’ (ou Menu Completo), ou seja, escolher qual o melhor ‘aperitivo, sopa, prato de peixe, prato de carne, prato principal, salada, sobremesa e bebida’ da sua vida. Para isso, Toriko viaja pelo mundo conhecendo novos ingredientes. Junto dele temos Komatsu, um chefe de cozinha que contrata Toriko para uma ‘caçada’ e decide acompanha-lo para conhecer melhor o ingrediente que irá cozinhar. Komatsu acaba gostando de acompanhar Toriko e passa ser seu companheiro/cozinheiro. Ele é bem pequeno, fraco e escandaloso, arranca muitas risadas dos leitores.

Os 4 reais celestiais + Komatsu

Os 4 reais celestiais + Komatsu

Toriko segue assim, em clima de aventura por ‘comidas novas’ e batalhas entre monstros e outros ‘caçadores gourmet’, mas é claro que teremos grandes vilões épicos, afinal é um mangá atual com cara de anos 80. Não podemos esquecer da parte ‘comédia’ da série, que também agrada muito.

Qual o público alvo: Toriko é muito semelhante a ‘Dragon Ball’, mas todo mundo gosta de Dragon Ball, então tentarei ser mais especifico. Você curte o filme ‘Predador’? E todos os demais filmes de Arnold Schwarzenegger? Gosta também de ‘Duro te Matar’? Ou dos mangás na linha de Hokuto no Ken? Em resumo, Toriko é testosterona explodindo em nanquim. Mas com uma dose grande de comédia. Os amantes dos mangás anos 80/começo de 90 devem ler Toriko! Mas talvez não agrade uma galera mais ‘moderna’, que curte tramas com grandes reviravoltas e uma dose alta de suspense.  E, falando das garotas, talvez Toriko não seja para vocês, mas peço uma chance. Devido a bondade do nosso herói, tem uma boa porcentagem dele conquistar seus corações!

Toriko, no Brasil, se encontra no volume 2. O mangá está sendo lançado pela editora Panini.

toriko_shonen_jumpFinalizando… Toriko entrou na Jump sendo certeza de sucesso. O mangá estreou muito bem e se manteve em alta mesmo depois dos seus 200 e poucos capítulos. Toriko também já fez parceria com o mangá One Piece, saindo em um capitulo crossover. Além do mangá, essa parceria foi para a TV também e, ainda na TV, foi ao ar um especial maravilhoso entre ‘Toriko x One Piece x Dragon Ball’. Outra coisa que gostaria de citar é: A abertura do anime de Toriko é demais, confira:

O anime também está sendo bastante popular no Japão

Toriko x Goku x Luffy

Toriko x Goku x Luffy

‘O único problema de Toriko é que dá fome, muita fome!’

Komatsu e Toriko, uma homenagem feita por mim (Franja). Sou muito fã do mangá e do anime!

Komatsu e Toriko, uma homenagem feita por mim (Franja). Sou muito fã do mangá e do anime!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Matérias, Suco Apresenta

Uma resposta para “Toriko | Suco Apresenta

  1. PENSE NUM MANGÁ BIZARRO E INCRIVEL E ENCONTRE TORIKO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s