[Review] Silver Spoon

spoon_blog

Gin no Saji / Silver Spoon
Shonen – Comédia – Slice of Life
2013 / 11 Episódios

NÉCTAR DOS DEUSES

NÉCTAR DOS DEUSES

Yugo Hachiken sonha com uma vida separado de sua família, por isso toma a iniciativa de se matricular em uma Escola Agrícola. Ele pensa que, com o seu talento para os estudos, não terá problema algum, independente do tipo de escola em que estude. Mas, rapidamente entende que estava errado. Criado como um garoto da cidade, ele é forçado a descobrir a inconveniente verdade sobre a vida agrícola. Sem nenhum objetivo claro ou conhecimento sobre a vida na fazenda, como Hachiken irá sobreviver a essa nova realidade?

Quando li  a sinopse de Silver Spoon pela primeira vez pensei ‘hmmm… acho que vou deixar pra lá’, mas logo em seguida vi que o mangá era feito pela consagrada Hiromu Arakawa (Fullmetal Alchemist), então resolvi dar uma lida, já que a autora merece todos os créditos do mundo. Logo após terminar o primeiro volume pensei: Gostei! E gostei muito!… ‘Então ele é épico e surpreendente igual Fullmetal Alchemist?’… Negativo! Silver Spoon é simples, direto, casual e muito, muito divertido. Em pouco tempo eu já tinha virado fã do mangá e, quando anunciaram o anime, eu já estava convencido que tinha que assisti-lo…

silverspoon

O anime se passa todo em uma escola agrícola sem qualquer ligação com áreas urbanas. Creio que a maioria dos leitores do Suco vivem em áreas urbanas, certo? Então você consegue hachikenimaginar como seria passar o dia cuidando de vacas, porcos, galinhas, fazendo diversas atividades físicas e acordando sempre as 5h da manhã? Isso soa como ‘loucura’ para qualquer garoto da cidade, e não foi diferente para o protagonista do anime. Yugo Hachiken é um garoto como muitos: tem boas notas, é tímido, sua personalidade não é muito forte, em resumo, ele é comum até demais! Por motivos que será mostrado ao decorrer da história, Hachiken decide ir morar o mais longe possível da família, indo parar na escola Yezo. E assim começa o dia a dia de um típico garoto da cidade vivendo em lugar totalmente diferente do que ele conhece. Hachiken faz muito coisa errada, se ferra, aprende e acaba se divertindo com tudo. Está vendo como é fácil se identificar com o protagonista? Isso é um ponto muito positivo na série! Diversas situações cômicas que Hachiken passa nos faz pensar ‘comigo seria a mesma coisa’.

Na escola conhecemos diversos outros personagens, os quais serão amigos de Hachiken ao decorrer da história. Todos são marcantes e divertidos, é difícil escolher qual é o melhor. Essa habilidade da Hiromu Arakawa fazer coadjuvantes tão ‘maneiros’ já tinha sido mostrado em Fullmetal Alchemist, mas em Silver Spoon isso ganha ênfase, já que a história é simples demais, os personagens tem que segurar a barra.

anime-de-silver-spoon-vai-ser-lancado-no-segundo-trimestre

Sobre a comédia… Silver Spoon é bizarro! Digo, existem diversas piadas que vemos em outros animes, contudo, você já viu uma cena cômica em um parto de uma vaca? Ou o ‘primeiro encontro’ entre um garoto e uma garota ser atrapalhado por um cadáver de urso? Pois bem… Algumas cenas de Silver Spoon podem perecer ‘ofensivas’ para um seleto grupo de pessoas, mas vale frisar que a proposta do anime é mostrar a ‘vida rural’, então muitas cenas são estranhas para nós, mas acontecem com quem vive nesse meio. Silver Spoon é um dos poucos animes dessa temporada que me fez rir de verdade, gargalhar na frente da TV. Mais um ponto positivo para a série.

Além das bizarrices, o anime tem sua dose de emoção, mas nada em exagero. O lado ‘bonito da coisa’ fica por conta de Hachiken aprendendo a viver naquele meio, se apegando aos animais, entrando no clube de hipismo e, principalmente, nos momentos em que passa com seus amigos.

silver spoon

Já a parte técnica do anime não é nada excepcional, é boa, mas não chama muito a atenção. Silver Spoon é um anime ‘Slice of Life’, não tem cenas de ação exageradas e nada parecido, então o simples acaba agradando muito. A trilha sonora é boa, mas fica no mesmo patamar da animação. O tema de abertura ficou nas mãos da popular cantora Miwa, com a música ‘Kiss You’, já o encerramento ‘Hello Especially’ ficou por conta da banda Sukima Switch e é minha música favorita do anime.

Silver Spoon tem só um único ponto ruim: É curto demais! São somente 11 episódios. Ainda bem que a saudades vai durar pouco, o anime volta em janeiro de 2014 para sua segunda temporada.

Para finalizar, Silver Spoon merece mesmo ‘5 copos’?… Vamos lá… A pontuação é dada baseado em sua proposta. Silver Spoon não prometeu ser épico, surpreendente e tudo mais, sua proposta era ser simples e engraçado, e nisso o anime mandou muito bem. Desafio você a assistir Silver Spoon e não rir! Aposto também que você vai adorar os personagens e vai se colocar diversas vezes no lugar do Hachiken. Creio que você nem precise ver a série toda para concordar comigo. Sim, Silver Spoon é ‘nota máxima’!

1ob7

A JBC já lançou dois mangás da Hiromu Arakawa por aqui, será que em breve veremos Silver Spoon nas bancas? Espero que sim!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Análises, Reviews

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s