[Matéria] Primeiro Gole: Lightning Returns Final Fantasy XIII

lr_blogFinalmente saiu o game ‘Lightning Returns Final Fantasy XIII‘, terceiro jogo que encerra a franquia ‘Final Fantasy XIII’… Jogo que eu (Franja) estava ansioso demais para jogar! Sou fã da série e gostei muito do ‘XIII’ e sua continuação. Esperei muito por esse jogo! Joguei e… Vamos as primeiras impressões do game, estreando a categoria ‘Primeiro Gole‘ aqui no Suco:

É óbvio, mas tenho que deixar claro: Para você jogar esse game é essencial que tenha jogado os dois primeiros! Mesmo passando 500 anos depois do final do segundo game, o jogo é uma continuação direta do seu antecessor, final que não vou citar para não dar spoilers pra galera, então relaxa. Sobre a história, todo jogo da franquia Final Fantasy manda bem nesse ponto e ‘Lightning Returns’ não foi diferente, pelo menos o começo, mas tem algo que incomoda um pouco: o jeito que a história é contada. O game adotou um sistema parecido com os ‘RPGs ocidentais‘, sendo a história contada lentamente devido a quantidade de ‘side quests’ (missões paralelas) presentes no game.
Mas ai você pergunta: Franja, não posso pular as side quests e seguir só a história principal?
Eu respondo: Sim e não. Mas é claro que eu explico e já cito outra coisa que me incomodou e muito! A belíssima heroína Lightning não evolui (sobe de nível) lutando! É sério! Um RPG que você não ‘upa’ lutando é estranho demais! O status da Lightning são aumentados no termino de cada missão principal ou side quests, em resumo, você pode terminar o jogo seguindo só a missão principal, porém fazer as missões paralelas deixam a heroína mais forte e jogo mais fácil… Pô, queria subir de nível descendo o sarrafo na galera!

Outra coisa curiosa é a questão do tempo. O jogo trabalha com prazo para você termina-lo. Sim sim, é estranho, mas é divertido. O ruim disso é que tem missões que você só pode fazer em determinados horários, sendo obrigado a ‘dormir’ para passar o tempo ou fazer as benditas side quests que acabam quebrando o ritmo da narrativa. Agora vai uma curiosidade que vi em outro site (não lembro qual para colocar a fonte, mil perdões) sobre a questão do tempo: Caso você não termine o game no prazo proposto, você ‘zera’ com um final falso e começa o game novamente, mantendo os itens da campanha anterior. É estranho, mas parece divertido… Quando eu terminar o game e fizer a review completa, confirmo se esse fato é real ou não.

Vamos aos pontos positivos.
O grande destaque do game é o sistema de batalha! Ah, esse ficou foda demais! Eu já considerava o sistema de batalha adotado no game ‘Final Fantasy XIII’ como o melhor Untitled-3de toda série e a Square Enix conseguiu melhora-lo ainda mais. Dessa vez não temos uma ‘party’, a Lightning é única personagem jogável. A falta de companheiros é facilmente compensada pela ‘troca rápida’ de habilidades que podemos fazer durante a luta. Podemos registrar três habilidades diferente para a Lightning, exemplo: uma focada em ataque, outra em magia e outra qualquer… Parecido com o sistema de paradigma dos outros jogos. Porém, nesse novo sistema, cada botão aciona um golpe novo, deixando bem mais dinâmico. Outro ponto interessante é que temos uma barra de ATB (algo como ‘mp’) para cada habilidade, não sendo preciso esperar muito para usar ataques, deixando o game quase ‘combate direto’, além de pode ser movimentar durante a luta. Outra detalhe é que, para cada habilidade usada, a Lightning muda de roupa. É muito fera!

Outro ponto positivo é a exploração do mapa. Nos games anteriores já tínhamos cidades lindas, mas nosso caminho era praticamente único. Em ‘Lightning Returns Final Fantasy XIII’ também temos cidades belíssimas, talvez não tão bonitas como nos games anteriores (Academia, por exemplo), porém elas são completamente exploráveis. Você pode andar por ai, subir, pular, descer escorregando nas coisas, é bem legal. Lembra muito os games antigos da franquia, porém com gráficos lindos. Sim sim, é óbvio também mas vou falar, os gráficos são fodas! Mas isso já era de se esperar.

Ainda não zerei o game, porém minhas primeiras impressões foram muito boas. Tenho que dizer que gosto menos dele do que o ‘XIII’ e o ‘XIII-2’, mas ainda sim é um excelente jogo! Logo logo o jogo volta dar as caras por aqui para uma review completa. Até lá!

lightning-returns-final-fantasy-xiii-4

‘Lightning Returns Final Fantasy XIII’ foi lançado no dia 11 desse mês na América para as plataformas Playstation 3 e Xbox 360.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Matérias, Primeiro Gole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s