[Matéria] Primeiro Gole: Vinland Saga

template-chamadablog

Compre aqui no site da >PANINI<

Não se sabe a origem da palavra “viking”. Dizem que pode ter se originado de “vik”, que significa “estuário”. Os vikings utilizavam os estuários* como portos naturais e construíam vilas nas proximidades. Viviam, amavam, riam e choravam enquanto criavam carneiros e porcos, cultivavam a terra, trabalhavam no tear, se alimentavam de trigo, arenques, baleias e focas, e bebiam cerveja. Eles são mais conhecidos por sua fama como “piratas”, mas espero mostrar outras facetas de seu cotidiano.

Por Makoto Yukimura
*estuário: Ambiente aquático de transição entre o rio e o mar.

vinland-saga

Sangue-no-zóio

Esta é a melhor expressão para o início da obra de Yukimura, onde o protagonista Thorfinn aparece sem medo algum, com frieza e muita sede de combate.

Vinland Saga tem de tudo para conquistar o público que gosta da temática Viking, ou mesmo para quem curte obras como Berserk. Além de todo contexto de batalhas e saques, o autor trabalha muito bem a evolução do principal Thorfinn, mostrando um roteiro com flashbacks e janelas, já que Vinland Saga também tem a premissa de mostrar bem o cotidiano do povo nórdico.

vinland_saga_v02_p188_189

Vingança

Filho de um grande guerreiro Viking, Thorfinn quer vingar a morte de seu pai, morto em batalha pelo mercenário Askeladd. O interessante é que o garoto entrou para o próprio grupo do mercenário, esperando assim, o direito de um duelo justo para sua devida vingança.

É com isso, que junto com Askeladd, ele parte em viagem para fazer saques; Um deles, que é onde o primeiro capítulo se passa, é na região da Normandia – noroeste da França – que depois de uma série de estratagemas, retornam com muita riqueza para a Dinamarca, local onde reside o protagonista.

News9952Só este primeiro capítulo, são 90 páginas dentro deste primeiro volume dividido em 5 partes:

  •  Normanni
  •  Algum lugar que não seja aqui
  •  Onde o mar acaba
  •  Correntes inquebráveis
  •  Troll

O interessante é que, além dos capítulos, o mangaká Makoto Yukimura coloca alguns extras como rascunhos, tirinhas cômicas e até mapas com desenho de trajetórias.

Referência e Produção

Vinland Saga é claramente – além do nome – inspirado nas histórias da Islândia, com o manuscritoFlateyjarbók’  e na saga de Erik, O Vermelho, um dos vikings mais famosos e que chegou a América do Norte, a tal Vinland.

Se enquanto você estiver lendo, lembrar de ‘Hokuto no Ken’, não espante! O autor, durante uma entrevista, revelou que a obra que o fez entrar parar a indústria dos mangás, foi justamente com Hokuto.

Vinland Saga saiu na terra do sol nascente em 2005 e pasmem: Mesmo com uma temática “extra-cultural” à nipônica, foi um grande sucesso e hoje já conta com 14 volumes! Quanto à uma animação, nenhum sinal 😦 

Que Odin lhe guie!

Gosta de Thor? Lê Vikings da Vertigo? Assiste a série Vikings do History Channel? Gosta de Viking Metal? Curte a temática? Curte Hokuto no Ken ou Berserk?

Você se enquadra em qualquer um – ou todos – do que foi citado acima? Então você gostará de Vinland Saga! 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Matérias, Primeiro Gole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s