[Review] Suisei no Gargantia OVA 2 / Episódio 15

template-chamadablog

Suisei no Gargantia / Gargantia On The Verdurous Planet
sci fi – cybersteampunk – mecha
2013 / 2º de 2 Episódios

VITAMINADO

VITAMINADO

 

Este é o segundo OVA que saiu no ano passado. Se você ainda não viu nossa primeira parte ou mesmo o review da série, acesse:

REVIEW: SUISEI NO GARGANTIA
REVIEW: SUISEI NO GARGANTIA OVA 1 / EPISODIO 14
ESPECIAL COSPLAY: SUISEI NO GARGANTIA

Em uma batalha espacial contra os Hideauze, a mesma coisa que aconteceu com Ledo, também acontece com o comandante Kugel. Ele cai na Terra e dá de encontro com uma frota pirata. Lá, ele é considerado um deus, um ser que veio dos céus e ao lado de Linaria – a primeira pessoa que ele teve contato – começa a se relacionar com toda a frota.

s1

Spin-Off

É mais ou menos como o episódio funciona, que ao contrário do primeiro OVA, onde poderia se ter uma continuação direta da série, este aqui funciona como uma espécie de epílogo ou “episódio 1,5“.

Assim como a maioria dos OVA’s, não é necessário ter visto a série toda, porém, recomendamos para você usufruir mais do contexto em que o roteiro desta animação se passa.

Este OVA saiu no fim de Outubro de 2013 e assim como o primeiro, tem a direção de Kazuya Murata e roteiro de Gen Urobochi e foi denominado como ‘Marebito no Saidan’ ou ‘Altar of a Rare Beauty‘ ou ainda em português – tradução livre – ‘Altar de uma Rara Beleza’.

Uma bela vista!

Terra à vista

E fico imaginando aqui: Se Ledo caiu num “buraco de minhoca” e Kugel também, será que não há mais soldados perdidos pela Terra?

É, foi bem isto o que aconteceu. Retomando o primeiro episódio da série, nos vemos na batalha contra os Hideauze, com Ledo e Kugel no centro das atenções. É nessa que o comandante também acaba cedendo e “caindo” na Terra.

Em um segundo momento, estamos com uma jovem garota fugindo em um pequeno barco de uma frota GIGANTESCA. Dotada de muita habilidade, ela desvia dos tiros, porém, chega um momento em que ela não tem mais o que fazer e pede ajuda ao céu, ou melhor, ao seu deus.

TARAM!!! Não é que Kugel acaba aparecendo bem na hora? Nessa, ele minimiza todo o ataque “inimigo”, salva a garota e é agraciado como um enviado dos céus, ou mesmo, um deus!

Basicamente, a trama gira em volta da ambição pelo poder: Quem vai liderar a tropa pirata? Um fator interessante é que não apenas neste episódio, mas também como na série em geral, as mulheres tem um poder social/militar maior que o dos homens, vide Ridget por exemplo.

As Três Espiões Demais? Não! Da esq. pra dir.: Onderia, Aleria e Kuraria!

Kugel x Linaria

Linaria é uma garota de saúde frágil, mas a primeira a ter o contato com Kugel. É bacana este contraste com um dos mais poderosos da frota estelar; Juntos, formam uma espécie de “casal liderança” interessante para frota. Linaria representando a compaixão e Kugel, a força.

Tudo seria perfeito não é? Mas obviamente, nem tudo é água com açúcar. Para apimentar o roteiro, Aleria serve de pedra no caminho para os dois, colocando até mesmo as lulas gigantes/hideauze para atacar toda a frota: O que se, não tivesse a artilharia de Striker – o Yunboro do comandante – toda a população estaria dizimada.

Banquete para um deus. Por Linaria.

O fraco se tornará forte. O forte se tornará mais forte ainda!

Esta é a frase mais impactante do episódio e já dá pra esperar o que Kugel planeja com toda frota. Porém, pra você que já assistiu a série toda, vai entender que não funcionou muito bem. Dá pra refletir que Kugel não diferenciou Frota de Tropa, basicamente.

Outro fator interessante é quanto ao próprio Kugel. Em alguns momentos, você tem a impressão que seu humanismo é até maior que o de Ledo. Dá a entender que quando ele chega na Terra, ele já “saca tudo” o que rolou, diferente do nosso protagonista, que demora um pouco à entender tudo o que acontece ao seu redor.

E Linaria? Seu nome tem o significado de uma flor púrpura – suas vestes são desta cor também, olha só aqui  – e ela faz mais ou menos o papel de ‘Amy’ neste núcleo da história. Infelizmente, não tivemos uma evolução bacana da personagem, já que em um episódio é difícil de se ter uma profundidade bacana, mas ela figura com uma dose alta de compaixão e habilidades de direção marítima!

Para concluir, o episódio também tem uma carga emocional tão forte quanto ao primeiro, mas com um contexto diferente. São fillers muito bem vindos ao meu ver, porém, espero ansiosamente por uma continuação. Lembrando que ainda sai mais 2 OVA’s este ano (2014).

Linaria e sua frágil saúde. Sim, ela também tem um esquilo.

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Análises, Reviews

4 Respostas para “[Review] Suisei no Gargantia OVA 2 / Episódio 15

  1. Kankurou, o tradutor da OVA .-.

    Muito bom!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s