Weiß Kreuz | Suco Apresenta

blogAh anos 90! Grandes obras fora produzidas nessa época, alias, foi nos anos 90 onde ocorreu o grande ‘boom’ da animação japonesa no Brasil. É claro que passavam animes por aqui antes disso, mas foi nessa época que popularizou de vez. Tínhamos animes sendo exibidos em diversos canais de TV aberta, menção honrosa a clássica/épica Manchete, uma porrada de revistas que falam sobre o assunto nas bancas, era muito fera! Como eu gastava dinheiro com essas revistas… Ficava desenhando todos os personagens que via (bom, é minha profissão hoje, então não posso reclamar)! E adorava conhecer novas obras… Eis que surge o ‘pequeno’ problema desse período: Não tinha como ter acessos a essas obras, era o que tinha na TV e pronto!
Lembro de ler diversas resenhas e sinopses de mangás e animes que pareciam muito fodas, mas não conseguia encontra-los de lugar algum. Internet era complicado na época, já existiam os ‘fansubs’, porém não tínhamos tanta opção assim, era uma obra ou outra que era traduzida e baixar as coisas era complicado… Demorava… Tinha que escolher muito bem! Hoje é fácil! Tem tudo! Mas muita coisa fera ficou para traz nos anos 90.
Consegui na época ter acessos a muitos animes legais trocando VHS com uns amigos, sério mesmo! Também rolavam uns CDs com episódios e tudo mais… Graças a isso, conheci muitos títulos legais e importantes também, que infelizmente não tiverem seu ‘hype’ por aqui. Pensando nesse assunto e somando com a ‘facilidade de conseguir’ esses animes hoje, decidi criar uma seção dentro do ‘Suco Apresenta’: Ótimas obras dos anos 90/começo de 2000 que não ficaram tão conhecidas por aqui! A ideia é simples, apresentar para galera excelentes obras de umas das fases mais importantes da animação japonesa! A primeira ‘vítima’ escolhida foi Weiß Kreuz (ou Weiss Kreuz), então vamos lá:

WeissKreuz_open

Um por quem ama. Um por vingança. Um pela verdade. Um por justiça. A história se passa numa floricultura chamada Koneko no Sumu Ie, onde trabalham quatro jovens: Fujimiya Aya, Kundou Yohji, Hidaka Ken e Tsukuyono Omi. Sempre cercados por jovens estudantes, eles levam uma vida tranquila durante o dia… Mas, quando cai a noite, se transformam em terríveis assassinos. Os jovens agem sob comando de uma organização chamada Kritiker, fazendo justiça com as próprias mãos.

Weiss Kreuz veio de um ‘role’ um pouco diferente do comum. Sua obra original é era uma radionovela chamada ‘Forever White’, cujo o criador Takehito Koyasu acabou virando dublador do personagem principal do anime (Aya). Com o sucesso da rádio novela, no ano de 1998 veio a versão animada com o nome de Weiß Kreuz (cruz branca, em Alemão) e foi um grande sucesso lá na terrinha do sol nascente. Além do anime, também teve uma adaptação do mangá em 2 volumes onde tudo acontece muito rápido, estilo Sonic mesmo, quase não da para sacar o que acontece! Então vamos focar no anime, que é a ideia inicial… O anime teve um hype muito grande pois, além da qualidade, ele tinha o efeito ‘Kuroko no Basket’ nas garotas: Todo mundo é bonito! Então, se você digitar ‘Weiss Kreuz’ no google vai achar uma galera se pegando ali… Mas, assim como o a galera do basquete, Weiss Kreuz é shonen! Só shonen! O pai Franja aqui não curte yaoi e ele não mentiria para vocês, pode botar fé! Mas nada contra quem curte, o que importa é ser divertido!
Voltando… Uma porrada de fanarts e fanfics começaram a rodar o mundo até que Weiss Kreuz deu as caras por aqui. Não passou na TV nem nada, era só internet mesmo, mas lembro que uma vez vi um artigo falando sobre ele na falecida revista ‘Ultra Jovem’ e lembrei que uma amiga tinha me recomendado, resolvi procurar e dar uma chance. Foi aquela sensação: CA*****, porque eu não vi antes!

weisskreuz69

O anime trata uma temática muito massa, como dito na sinopse, quatro caras com motivos diferentes participam de uma organização de assassinos ‘da noite’, mas eles só matam quem ‘merece’ morrer… E é esse o ponto forte de série! É certo matar mesmo quem faz mal? Então Weiss Kreuz deixa aquela sensação ‘Death Note’ no espectador… Isso é mesmo justiça? Existem motivos para matar alguém? Além desse lance, outro ponto forte fica por conta da personalidade de cada um, retratando todos os personagens bem ‘humanos’ em relação aos seus dramas. Diversas vezes durante o anime, eles acabam parando para julgar se ‘aquilo é certo mesmo’.

A animação era boa para época, então tenham isso sempre em mente, é claro que não vai impressionar hoje, mas eu acho foda demais! Piro muito no traço ‘anos 90’, nas ‘cores que lembram VHS’ e no esquema de narrativa, parece sempre sincero. Então, se você não for aquele cara que só joga pelo gráfico, não vai se incomodar.
Outro ponto bem legal do anime é a sua trilha sonora. Todas as músicas cantadas foram gravadas pelos próprios dubladores, que fizerem diversos shows devido ao sucesso dessas músicas. Curte ai:

Abertura 01:

Abertura 02:

Abertura 02 ao vivo, pira ai nos dubladores ‘moendo a bitela’:

Como eu já disse, infelizmente a passagem de Weiss Kreuz no Brasil foi curta, apenas duas páginas de uma revista e alguns links na net, mas hoje é de boa para encontrar. Se vale a pena… Curte um bom shonen e terá fará pensar um tempinho? Então manda ver! O pai Franja pira (estou escutando as músicas agora mesmo!). Só lembra que, apesar de shonen, sua temática é adulta.
Ah! O anime conta com 25 episódios e dois OVAs chamado ‘Weiss Kreuz Gluhen’, que é muito bom também!

Weiss.Kreuz.full.189389

E o próximo título a ser apresentado já foi escolhido… É um mangá shonen que tem haver com ninja e fogo… Manja qual é?
Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Análises, Matérias, Suco Apresenta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s