[Matéria] Primeiro Gole: Kuroko no Basket

template blog

O mangá ‘Kuroko no Basket’ de ‘Tadatoshi Fujimaki’, foi um dos lançamentos da editora Panini no Anime Friends 2014. Nós do Suco compramos, e estamos sorteando o 1º volume no Facebook,  basta entrar no link a seguir, ler o regulamento e participar – clique aqui para participar- 

Mas chega de enrolação e vamos ao PRIMEIRO GOLE:

Kuroko.no.Basket.full.1299702

A história de Kuroko no Basket gira em torno do clube de basquete do Colégio Seirin e seus dois novatos: Kagami Taiga – que estudou nos Estados Unidos e possui uma grande técnica – e Kuroko Tetsuya. A grande surpresa se dá no fato de que ninguém percebeu quem era “esse tal de Kuroko”, e então veem que ele fazia parte da Geração dos Milagres da escola Teiko, um colégio que foi incrivelmente forte, com mais de 100 membros e três títulos consecutivos em campeonatos! Kuroko mal é percebido entre as pessoas, mas em seu primeiro treino do clube de basquete ele vai mostrando sua habilidade que consiste exatamente em utilizar essa pouca percepção que os outros têm dele para fazer com que a bola chegue rápido ao seu companheiro de time, fazendo com que compreendam que ele era o “jogador fantasma” da Geração dos Milagres da Teiko. Depois disso, Kagami reconhece sua habilidade, e decide derrotar os outros jogadores da Geração dos Milagres, o que Kuroko diz ser impossível. Contudo, diz que toda luz precisa de uma sombra, e que quanto mais forte é a luz, mais forte é sua sombra, por isso seria a sombra de Kagami, e o ajudaria a ser o melhor jogador do Japão.

Intão pela sinopse já deu pra  pegar todo, absolutamente todo o esquema do mangá! São jogadores de basquete de uma escola ‘ruim’, que almejam chegar ao topo! Você deve estar pensando “Ah é mais um mangá clichê de esporte”, e é mesmo! Mas jovens vocês devem entender que esse é um clichê necessário para mangás de esporte… “Mas da onde surgiu esse clichê?”, todo esse clichê começou em meados dos anos 90 com Slam Dunk, que é o ‘pai’ de todos os mangás de esporte que  vieram após ele, inclusive Kuruko No Basket, mas vamos deixar SD para um ‘Suco Apresenta’. 

Agora voltando ao assunto Kuroko no Basket cumpre os limites de realidade de um jogo de basquete, tem uma história cativante que misturada com elementos Shounen, resulta numa ‘épicidade’ sensacional. Porém, contém cenas irreais, que criam batalhas épicas, lutas por grandes objetivos, evolução dos personagens como equipe e adversários, técnicas e regras reais do jogo e um mundo inteiramente mergulhado no basquetebol como ‘estilo de vida’.

1925651277_a1148a5e_1

‘Geração Milagrosa’

Os personagens são cativantes, engraçados, mas são pouco explorados. Ah no inicio do mangá eles são ‘feios’, sim ‘feios’, se você assistiu a animação primeiro, perceberá que o traço do mangá é muito feinho em comparação ao anime, mas com o tempo ele se iguala e/ou até mesmo supera! Mas isso não é motivo para não ler o mangá, pois a Shonen Jump é uma revista para mangakas iniciantes, então é comum o traço ser ‘feio’ no começo- um exemplo é o Oda-sensei-.

A edição brasileira está custando R$11,90, que é um preço ‘justo’, pois apesar de não ter nem mesmo uma página colorida, está muita bonita, tem uma boa tradução, basicamente o mesmo padrão de todos os mangás da Panini. A duas coisas que me deixaram incomodado, foi que eles trocaram ‘Geração dos Milagres’ (que é usado no anime) por ‘Geração Milagrosa’, pra mim a primeira forma soa mais bonito, e também terem colocado o subtitulo “O Basquete de Kuroko”. Precisava mesmo ter esse subtitulo!? Isso é coisa de ‘brs’, mas enfim não é nada relevante!

kuroko-no-basket-panini

Capa do 1º volume brasileiro.

Resumidamente, Kuroko no Basket é divertido de se ler, mesmo não gostando de basquete ou de esportes no geral. Os jogos cativam o seu interesse e causam nostalgia no que diz respeito em ‘ser o melhor dos melhores’ e ‘fazer de tudo para ir mais longe’. Agora se  você está a espera de estratégias e execuções extremamente realistas como no basquete real, não vale a pena ler Kuroko no Basket, pois o mangá concentra-se na determinação dos personagens, comédia, e ‘ultrapassar os poderes’ do outros como num típico Mangá Shounen.

Se você curtiu o mangá pode assistir tranquilo as duas temporadas do anime, pois ele retrata  muito bem o enredo do mangá.

E é isso galera até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Matérias, Primeiro Gole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s