The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D | Review

majora mask zelda review 3d remake

The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D 
Nintendo/Grezzo
3DS
Ação / Aventura
Fevereiro, 2015

VITAMINADO

VITAMINADO

Eu posso não concordar com muitas das políticas da Nintendo, mas não podemos chamar a Big N de preguiçosa: Majora’s Mask 3D é muito mais que o mesmo jogo com uma resolução maior, como é a moda dos “remaster” que invadiu os consoles recentemente.

The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D é um remake caprichado da versão de Nintendo 64 com diversas melhorias em relação ao original, tornando o remake de 3DS um jogo que vale a pena ser jogado, tanto por quem nunca jogou, quanto para quem jogou o original.

YOU’VE MET WITH A TERRIBLE FATE, HAVEN’T YOU?

Créditos: Tiago Souza

Créditos: Tiago Souza

Majora’s Mask é um dos jogos mais sombrios da série, chegando a dar origem à história de Ben e uma interpretação bem perturbadora a respeito do enredo. (Veja AQUI sobre a história. Veja AQUI a interpretação, mas cuidado, tem spoilers sobre a história do jogo).

O jogo se passa, de acordo com a timeline oficial, logo após os eventos de Ocarina of Time, considerando a história a partir da época do Link criança.

Desta forma, o jogo começa com Link vagando por uma floresta, procurando por um(a) amigo(a) querido (a) que não via há muito tempo. Após ser vítima de uma brincadeira do vilão Skull Kid, Link acaba em Clock Town em Termina, onde a lua está caindo, e o herói tem apenas três dias para impedir Skull Kid, recuperar um artefato roubado e salvar a cidade.

Para a sorte do protagonista Link, o jogo traz mecânicas para lidar com o tempo esguio. Ao fim, o jogo dura mais que o pequeno tempo que Link tem antes que o mundo acabe.

Além da missão principal, há diversas sidequests que envolvem ajudar os diferentes habitantes de Termina, sendo algumas bem simples e curtas, como vencer um minigame, outras são bem longas e precisam de vários itens para que possa completa-las.

A missão principal em si não é tão longa, mas as sidequests e a busca por todos os itens e mascaras dão estendem o jogo até uma duração satisfatória.

Cover art (Imagem Divulgação)

Cover art (Imagem Divulgação)

NÃO EXATAMENTE O MESMO JOGO QUE VOCÊ CONHECE

Majora’s Mask 3D é essencialmente o mesmo jogo lançado para Nintendo 64 em 2000. As mecânicas seguem o mesmo padrão dos outros jogos da franquia. Link tem uma espada, um escudo, pode rolar ou saltar para os lados e encontra diversos itens, tais como o já famoso arco e flechas e as tradicionais bombas.

A novidade do jogo é a introdução das máscaras. Durante a jornada, Link encontra diversas máscaras, que são usadas como se fossem itens. Algumas poucas máscaras são especiais, e permitem ao Link se transformar em outro personagem. Outras apenas garantem algumas habilidades especiais ao personagem, tal como correr mais rápido, dançar ou até mesmo a falar com sapos. Há também algumas que são necessárias apenas para cumprir algumas missões, como para mostrar que está procurando por certo alguém ou entrar em lugares restritos.

Do mesmo modo, há também os tradicionais dungeons da série. Porém, em Majora’s Mask, as dungeons principais aparecem em uma quantidade significativamente menor que o seu predecessor, Ocarina of Time. Felizmente, há várias mini dungeons para compensar.

Pronto para esta aventura? (Imagem Divulgação)

Pronto para esta aventura? (Imagem Divulgação)

Porém a versão para Nintendo 3DS não é exatamente igual à versão original do Nintendo 64. Além da mudança no visual, a Nintendo mudou algumas partes do jogo original. Alguns itens não estão no mesmo local, algumas recompensas também foram trocadas. Foram incluídos alguns save points novos e agora o jogador não precisa mais voltar ao início para salvar.

Além disso, há a inclusão de um modo pesca, parecido com o do Ocarina of Time. Não modifica o curso do jogo, mas é uma opção para o jogador se divertir quando não tiver salvando o mundo.

A maior diferença sentida, porém, foram nas batalhas contra os chefes. Todos eles tiveram a mecânica refeita de forma que em diversas vezes quebrei minha cara ao chegar confiante que sabia como vencer e no fim não era bem assim. O destaque fica para o chefe da última dungeon, a batalha foi bem surpreendente.

Falando em gráficos, visualmente o jogo está muito bonito. É claro, devido à limitação do 3DS, a resolução é baixíssima. Jogá-lo em uma tela grande FullHD seria penoso, porém, na tela pequena do portátil os gráficos se encaixam perfeitamente. Além da melhoria nas texturas, para algo mais parecido com o Ocarina of Time 3D, houve também uma mudança na coloração do jogo.

Desta forma, Majora’s Mask 3D é um jogo muito mais colorido que o original. Embora visualmente mais bonito, acredito que o visual mais dark combina melhor com o clima sombrio do jogo do que esse visual mais colorido e alegre.

 REMAKES COMO ESSE SÃO COISAS LEGAIS PARA SE TER… HEH, HEH.

Majora’s Mask 3D é um excelente remake de um excelente jogo. Naturalmente, se você não gostou do jogo original, não há nada na versão de 3DS que irá lhe fazer mudar de idéia. Mas se gostou, ou ainda, se ainda não o jogou, recomendo jogar esse remake.

A Nintendo fez um trabalho primoroso com essa versão, trazendo além de uma atualização gráfica, algumas mudanças que mantém o jogo fresco até para quem já jogou.

Para aqueles que não jogaram, se a franquia The Legendo of Zelda lhes agrada, deem uma chance a Majora’s Mask, pois o jogo é uma emocionante viagem atrás de um mundo fantástico, repleto de personagens carismáticos, ainda que num tom um pouco mais sombrio que os demais jogos da série.

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Análises, Reviews

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s