Panchira | A Arte da Calcinha

panchira calcinhas

Não é novidade que o povo japonês tem diversas excentricidades, pelo menos em comparação com o nosso Brasil Varonil – RIP Zé Bonitinho, sei que você ía gostar desta matéria – e não é que há uma expressão ou termo para “calcinhas à mostra”? E tem até evento para isso? É, vamos lá!

Cena clássica de Yu Yu Hakusho, onde Yusuke dá uma "analisada no material" de Keiko!

Cena clássica de Yu Yu Hakusho, onde Yusuke dá uma “analisada no material” de Keiko!

Terminologia

Você já deve ter reparado que tem muita cena fan-service onde aparece calcinha não é? Principalmente nos shounenzão clássico da vida ou ecchis, a calcinha é sempre um objeto adorado ou idolatrado por um personagem. Quem lembra do desejo de Oolong em pedir a calcinha da Bulma? E ainda tem o fetiche de usar como “cap” de cabeça… vai entender.

Enfim, o termo Panchira vem da união de duas palavras: A primeira, a mais óbvia ‘Panty‘, que significa do inglês, calcinha e a segunda é chira, que significa algo como “vislumbre” ou “olhar de relance”. Para a galera que fica entrando em site adulto aí, um adendo: Panchira não significa Upskirt, já que o último a pessoa não precisa estar utilizando as roupas de baixo, propriamente dito.

Oolong todo felizão!

Oolong todo felizão!

Origens

Quem aí lembra da cena da Marilyn Monroe?
É, muitos datam a origem do termo na cena clássica do filme de 1955, ‘O Pecado Mora ao Lado‘, e não há cena mais emblemática e representativa do termo não é? Foi a partir daí, que lá nos anos 60’s, os mangakás começaram a explorar mais este lado “sexual” da coisa nos shounen e nos anos 70’s, nos ecchi.

Na Perspectiva Ocidental

Há quem critique a utilização ou a disseminação desta cultura, principalmente o lado mais ocidental do mundo. Visto que a terminologia é feita para a “venda de produto com a imagem feminina”, outros defendem que é um simples ato exibicionismo/voyeurismo e não do erotismo.

Uma coisa é certa, o Nu ou mesmo a “cultura sexual” japonesa é MUITO diferente da nossa e este olhar externo dos críticos e sociólogos, fora de todo um contexto histórico-cultural, não chega a abalar esta idolatria a calcinha. Agora mesmo em Fevereiro, teve um evento de Panchira!

Cena clássica de Kill La Kill!

Cena clássica de Kill La Kill!

Panchira 2015

Realizado em Tóquio no Photons Art Gallery em Fevereiro, levou cerca de 20 mil pessoas a verem 50 trabalhos de fotógrafos, ilustradores, cosplayers e artistas plásticos. O objetivo e conceito do evento foi muito simples: Trazer à tona a arte da calcinha, sem é claro, a conotação de um evento adulto. E aqui separo uma galeria de imagens do evento! 😀

O evento também atrai a atenção de diversas garotas!

O evento também atrai a atenção de diversas garotas!

Namada, a organizadora do evento também dá uma espiada!

Namada, a organizadora do evento também dá uma espiada!

Algo interessante é que muito da galera que acaba indo à exposição, também acaba aderindo a brincadeira. É um querendo ver a calcinha da outra o.o’ HEUHE

Photobook do evento sendo vendido a 1000 ienes.

E até que vendeu bem!

E até que vendeu bem!

 

Site oficial do evento: http://pt2015.lewo.jp/in/

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura, Curiosidades, Eventos, Mangá/Anime, Matérias, Notas, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s