Anisantos 2015

SITE_Template35Olá

O post de hoje é pra falar um pouco sobre um evento de anime no qual eu estive hoje, o AniSantos 2015, realizado na cidade de Santos/SP. O evento AniSantos está na sua terceira edição, e vem sendo organizado pela empresa Sekai Entretenimento – grupo que vem organizando vários outros eventos na Baixada Santista, como oGuarufestival e o AnimEver. Foi a primeira vez que eu participei desse evento, e confesso que, apesar do local, sobre o qual tenho reclamações a fazer, e de não ser um evento tão grande, esse evento acabou superando minhas expectativas.

20150926_150102Primeiro, vamos começar falando do ruim, que foi o que realmente veio primeiro na minha experiência. O ruim: organização. A venda dos ingressos atrasou muito, a ponto de tirarem o website do ar e o evento ter ficado em suspenso por um tempo, ao menos pra quem é de fora, eu realmente não sabia se seria adiado ou não. A falta de informação era total, e nisso começaram as reclamações. Talvez por conta disso, foi organizado um mini-evento aqui na cidade, no qual distribuíram entradas de graça pro primeiro dia do evento. Pouca gente ficou sabendo (eu mesma só soube porque já tinha direito a um ingresso de graça, e fui falar com um dos organizadores;;). No fim das contas, tudo deu certo, mas não sem uma confusãozinha, então os atrasos na organização foram um ponto fraco do evento. ^_^;

O evento aconteceu na faculdade Unimonte, localizada à rua Comendador Martins, 52. A localização é outra reclamação que eu tenho a fazer. Não, o lugar não é ruim, tem ponto de ônibus relativamente perto, e o prédio da Unimonte é um bom prédio, é fechado e as salas tem ar condicionado. Acontece que, pra começar, não tinha nenhuma faixa na porta. Depois, ao mesmo tempo em que acontecia o evento tinham alunos em aula, e como não haviam muitas placas e nem mesmo um mapa no local, dava pra você se perder e ir parar em uma sala da organização, ou no meio dos estudantes, por exemplo. Eu – que fui sem óculos por estar de cosplay – quase me perdi, mas depois que eu entendi onde estava acontecendo efetivamente o evento, tudo ficou mais simples. Então, se tenho uma reclamação séria a fazer sobre o evento é essa: mais sinalização, por favor!

De resto, tenho muitos elogios a fazer. Apesar da falta de sinalização, achei a disposição das seções estratégica. Por exemplo, os estandes ficavam dispostos no corredor de entrada; assim que entrassem (leia-se: quando ainda tem dinheiro) as pessoas poderiam bater o olho nos estandes e verem os produtos a venda. Achei que essa foi uma boa estratégia, e uma boa oportunidade para vender mais. Os estandes eram simples, mas tinham algumas coisas bonitinhas. De outro lado estava o auditório, que, confesso, eu não sei se aconteceu algo antes da “balada cosplay”, porque não sabia que fazia parte do evento, mas acredito que tenham havido palestras também.

Nos outros dois andares estavam as salas temáticas. Eu fui no evento com interesse em visitar algumas salas, mas acabei visitando todas; ou, ao menos, pensei que tivesse visitado todas, mas depois descobri que havia uma sala de Harry Potter isolada, ou seja, talvez eu não tenha ido em algumas. A Mangarts Comic Studio estava com vários estandes espalhados pelo evento, exibindo a arte da turma do Leandro Altafim (ver relato sobre palestra dele).  No primeiro andar, tinha a sala para a Editora Arwen, com livros e souvenirs – como marca-páginas – das séries da editora a venda. Entrando na sala, fui introduzida aos títulos, e apesar de não ser nenhuma leitora de livros, achei que a divulgação foi muito boa e a editora me surpreendeu pela variedade de bons títulos; ainda encontrei antes umas autoras que foram fazer pessoalmente propaganda dos seus livros, bem legal! Também tinha uma sala Lolita – que estava deveras esvaziada, apesar de bonitinha; não tinha muita coisa a venda e não tinha muita gente interessada em j-fashion (comentários), pelo jeito, então acho que não decolou! – e também a sala PSParty, tradicional nos eventos de anime. Confesso que nunca tinha olhado a sala PSParty porque está sempre cheia nos eventos maiores, mas dessa vez eu fui, consegui comprar balinhas e bottons de Love Live! (resenha) com cosplayers da série, e jogar Project DIVA numa máquina de arcade pela primeira vez! ♡ Tinham várias outras máquinas de jogos, e o preço era acessível, então eu fiquei bem satisfeita com o trabalho do grupo.

No segundo andar, mais salas temáticas. Uma sala pra card games, outra para os fãs de Supernatural (confesso que não fiquei muito nessas duas!) e também a sala do estúdio de fotos Aura Click, onde pude tirar fotos de cosplay. Ainda tenho que ver o resultado, mas fui bem recebida e a sala tinha fundos brancos e pretos, e um trabalho de fotografia profissional que não ficou devendo para os outros eventos. Também no segundo andar tinha a sala de k-pop, da loja An Encore, que era uma das coisas que eu mais queria ver no evento. É uma loja nova, estavam vendendo produtos como pôsteres e chaveiros e outras coisas bonitinhas, mas infelizmente eles não tinham muita coisa de grupos que eu gosto (leia-se: flops). O pessoal estava dançando, tinha alfajor a venda (♡) e teve (acho?) um sorteio pra todo mundo que comprasse algum produto, sendo que o primeiro lugar ganharia um album do Bangtan Boys, então, bem legal. Confesso que passei um bom tempo por ali -só porque tocaram Lipstickdo Orange Caramel duas veze s- e não me arrependi. Por fim, tinha também uma sala da Chest of Wonders Maid Cafe. Eu já tinha ouvido falar desse grupo na Internet, então estava empolgada pra conhecer, e fiquei sinceramente surpresa com o trabalho deles! As bebidas são levinhas, deliciosas e relativamente baratas, o arranjo é lindo e tem coisinhas pra vender, o atendimento é realmente top (parabéns pras meninas que conseguem interpretar as maids o tempo todo sem perder a delicadeza!) enfim, muito legal. Esse tipo de salaobviamente atrai os fetichistas mais bizarros do recinto, mas eu não vou entrar nesse mérito e vou só parabenizar as meninas (e acho que tinha um rapaz também?) pelo bom trabalho. ^_-

Enfim, eu fui descobrir a existência do auditório já pro final do evento, quando chegou um pessoal da staff chamando o pessoal das salas pra “balada cosplay” – aparentemente, um DJ que toca mixes de músicas de anime. Eu confesso que não curto muito balada e tal, mas achei a ideia boa por ser original. Depois, tiveram ainda apresentações de dança de k-pop no palco. Eu não fiquei até o final, mas fiquei umas boas horas sem me entediar. Em resumo, com certeza valeu o que eu paguei (como disse, não paguei ^_^; mas doei um mangá!). Não achei o sebo de mangás que também foi anunciado, e muitas outras atrações só vão acontecer amanhã, no Domingo. Ainda assim, foi divertido; mesmo sendo um evento pequeno (e sofrendo do “mal” de todo “evento de anime” de ter muito pouco, ou quase nada, de anime) deu pra ver que houve um esforço em oferecer coisas que as pessoas gostam atualmente, os convidados foram relevantes, e, honestamente, me divertiu mais que a maioria dos eventos grandes que eu já fui. E me fez pensar.

Talvez ser pequeno tenha sido um dos motivos de ter sido bom, até. Acho que um lado legal de eventos não tão grandes é justamente a possibilidade de passar em todas as salas, aproveitar um pouquinho de cada atração, poder optar por um cantinho preferido. Em eventos maiores, vira aquela correria pra ver cada canto e não dá pra curtir nada. Outro lado bom é poder interagir mais com as pessoas, e até surgir alguns assuntos em comum. Tinha gente correndo pelo evento anunciando seus produtos, e isso é muito legal, de verdade, porque proporciona uma experiência um tanto “de fã pra fã” que é divertida. Isso é uma coisa que eu vivo reclamando no Twitter e afins – sobre como a experiência dos eventos de anime deixou de ser “de fã de anime pra fã de anime” e passou a ser… exatamente o contrário – e aqui eu tive uma experiência legal e única nesse sentido, então tenho super que parabenizar e agradecer aos organizadores do evento pela diversão que conseguiram proporcionar.

Publicado originalmente no NotLoli!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos, Eventos, Matérias, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s